Pesquisar no site

Pais revelam detalhes da rotina de cuidados com os quíntuplos

QuintuplosSuperintendencia

Equipe do Sepaco recebeu os quíntuplos. Da esquerda para a direita: Dra. Luci Meire Pivelli Usberco, Dr. Linus Pauling Fascina, Dr. Lúcio Flávio Peixoto de Lima, Dr. Nuno Nunes e Andreia Delpoio.

Os pais dos quíntuplos, que nasceram no Hospital Sepaco no mês de abril, fizeram uma visita à instituição e contaram, com exclusividade, alguns detalhes da rotina de cuidados com os bebês. Karina Barbara Barreira e João Biagi Júnior, pais de Arthur, Melissa, Laís, Giulia e Gabriela, precisaram montar uma linha de produção para otimizar o tempo em tarefas como trocar fraldas, preparar mamadeiras e dar banho.
De acordo com a Superintendente Operacional Hospitalar da instituição, Dra. Luci Meire Pivelli Usberco, recebê-los após tanto tempo é muito importante. “Nós percebemos como o tempo passou e ficamos felizes em ver todos muito bem e saudáveis. É uma alegria muito grande e temos a sensação de dever cumprido, demonstrando o nosso trabalho e compromisso com a vida”, destaca.
Para o Superintendente Médico-Hospitalar, Dr. Linus Pauling Fascina, é gratificante acompanhar a evolução dos cinco bebês. “Nós podemos avaliar que eles estão evoluindo bem e isso reafirma o cuidado da nossa equipe com todos os bebês, bem como com os pais, logo após o nascimento e durante o período em que as crianças estiveram em nossa UTI Neonatal”, afirma.
saída_quintuplos

Da esquerda para a direita: Dr. Linus Pauling Fascina, João Biagi Júnior, Sr. Rafael Parri, Karina Barbara Barreira e Dra. Luci Meire Pivelli Usberco. Superintendentes do Sepaco e pais dos bebês no dia da alta hospitalar.

Rotina agitada
Cuidar de um bebê não é tarefa fácil. Cuidar de cinco, é uma tarefa muito mais árdua. Karina revela que o cuidado com os bebês exige bastante dinamismo e, para facilitar a rotina e assim ter tempo para tudo, foi preciso adotar um ‘ritmo de produção’.
“É bastante corrido e em alguns dias temos a ajuda da minha mãe ou meu padrasto ou de uma irmã. Mas, na maioria das vezes, somos só eu e o Júnior. A boa notícia é que os cinco fazem tudo na mesma hora, dormem muito bem durante a madrugada e nós já estamos craques em todas as atividades como trocar fralda e fazer dormir”, afirma.
Na hora da amamentação, Karina revela que o planejamento é essencial. “Para ganhar tempo, a gente faz as mamadeiras antes, coloca para mamar e depois para arrotar. A gente otimiza muito nossas atividades fazendo as coisas com antecedência”, diz.
As consultas médicas dos bebês também precisam ser planejadas com antecedência. Os pais afirmam que a pediatra responsável pelo atendimento das crianças reserva um período para atender a todos. “Quando a gente vai ao consultório, já nos preparamos para ficar o dia todo nesta atividade. Por causa disso, a gente prepara a mala com uma mudança de roupa para cada, fraldas, pomada, lenço, mamadeira e tudo o que for necessário”, revela a mãe.
Os cinco bebês atualmente estão em Santos, litoral de São Paulo. Foto: Cristiane Amaral/Arquivo Pessoal

Os cinco bebês atualmente estão em Santos, litoral de São Paulo. Foto: Cristiane Amaral/Arquivo Pessoal

Personalidades diferentes
O pai conta que cada criança já demonstra uma personalidade bastante diferente da outra. E isso vale até para a hora de dormir. “É um efeito dominó, um dorme e na sequência os outros vão dormir também. Geralmente a Melissa demora um pouco mais para cair no sono e a Giulia precisa encontrar a posição que ela mais gosta para poder dormir”, declara.
Na hora de acordar, o “efeito dominó” se repete. “Não dá para saber quem é o primeiro, pois  eles acordam, ficam brincando no berço e só depois de um tempo é que eles começam a fazer barulho. Antes, eles despertavam e já começavam a chorar”, conta o pai.
No dia-a-dia, as diferenças de personalidade também se mostram bem fortes. “O Artur é bem tranquilo, bastante calmo e adora rir. A Melissa é ciumenta, mas ao mesmo tempo carinhosa e meiga. A Laís também é tranquila, não tem ciúme e anda sorrindo bastante também. A Giulia e a Gabriela formam uma dupla do terror: elas puxam cabelo dos irmãos, gritam, são agitadas e nervosas. Elas são gêmeas idênticas e são parecidas em tudo, até nisso”, explica Júnior.
Mudanças na família
A vida de Junior e Karina mudou muito após o nascimento dos bebês. Antes, a família era formada apenas pelo casal. Agora, são sete pessoas! E os reflexos da mudança aparecem cada vez mais. “A casa fica sempre bagunçada, não dormimos mais como dormíamos antes e temos mais trabalho. Mas, é um cansaço com sorriso no rosto pelo nosso sonho realizado e por sabermos que eles estão bem e com saúde”, declara Karina.
Os pais revelaram que estão na expectativa sobre este primeiro Natal em família. “Vai ser um Natal diferente, pois à meia noite, ao invés de estarmos no sofá desejando Feliz Natal, nós vamos trocar fraldas e dar mamadeira. Porém, é tudo muito gratificante, um presente de papai noel. A gente está muito feliz e com certeza vai ser um Natal muito gostoso!”, finaliza Karina.
Os cinco bebês pouco antes da alta hospitalar.

Os cinco bebês pouco antes da alta hospitalar.