Pesquisar no site

Dra Keyla Facchin participa de matéria na Revista Diabetes

Na edição do mês de maio, uma das matérias em destaque da Revista Diabetes foi como o descontrole do diabetes pode afetar o organismo, acarretando problemas mais sérios de saúde, tais como perda de visão, aumento do risco de doenças cardiovasculares, alterações renais e nos nervos. Para explicar o que é diabetes e como é feito seu controle, a Dra. Keyla Facchin Guedes, endocrinologista do Hospital Sepaco, foi uma das entrevistadas.
Segundo a especialista, a insulina produzida pelo pâncreas transforma o “açúcar” dos alimentos (carboidratos) em energia e, quando não há a produção de insulina ou essa é insuficiente, o “açúcar” fica em excesso na corrente sanguínea, o que caracteriza diabetes.
O controle e o tratamento são baseados em uma alimentação saudável e na prática de atividades físicas.  Quando a doença atinge crianças e adolescentes, os pais têm papel indispensável nesse tratamento, participando de todo o processo.
A especialista também ressaltou que muitas pessoas não seguem o tratamento indicado e podem apresentar diminuição na circulação arterial, aumentando os fatores de risco para acidente vascular cerebral (AVC) e até causar nefropatia diabética, que nada mais é do que deteorização do funcionamento normal dos rins.
Nos dias atuais, os indivíduos com diabetes podem e devem levar uma vida normal e, se necessário, fazer o uso de medicação (insulina). “A família e as pessoas mais próximas são a base para que isso ocorra de uma forma natural, uma vez que é possível conviver com a doença sem prejudicar a rotina da pessoa”, finaliza.