Pesquisar no site

Sepaco realiza 1º Seminário de Ética de Enfermagem


No próximo dia 21 de agosto, o Sepaco realizará o 1° Seminário de Ética de Enfermagem, com o tema central “A importância da construção da cidadania para um mundo melhor”. O evento tem como objetivos conscientizar colaboradores da área de enfermagem sobre a importância da prática do código de ética de enfermagem no exercício da profissão e discutir temas relevantes para enfermagem.
A programação especial contará com palestrantes convidados e abordará assuntos como Assédio Moral no ambiente de trabalho e Síndrome de Burnout, – Aspectos éticos e legais sobre a segurança do paciente e o protocolo de Gerenciamento de riscos do Hospital do Sepaco, A importância da enfermagem no processo de pesquisa, produção e administração de medicamentos e a expectativa do paciente. Uma abordagem humana do processo, Responsabilidade ética e moral do profissional de enfermagem no processo de sustentabilidade, Responsabilidade ética e moral no manuseio do prontuário do paciente, Desmistificando Bioética, Biodireito, Biosegurança. (embrião, nascituro, feto anencéfalo, aborto, células-troncos embrionárias, relacionamentos homoafetivos e eutanásia).
Segundo Tadeu Anastácio de Faria, enfermeiro e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, após a apresentação do projeto houve uma grande aceitação e procura por parte dos colaboradores do Sepaco em participar. “Buscamos temas para desenvolver o cidadão antes do profissional, uma vez que todos contam com moral e ética enraizadas pela família e não podem fazer juízo de valores ao se deparem com situações difíceis”.
A atividade de enfermagem é estressante, estes profissionais lidam com o íntimo das pessoas de variados perfis. Para Tadeu, o seminário ajudará aos participantes lidarem com estas diversas situações que, às vezes, podem causar conflitos internos, além de ser o ponta pé inicial para discussões destes temas na instituição. “A nossa busca constante pela excelência na prestação de serviços aos nossos pacientes, inclui também o treinamento e aperfeiçoamento de nossos profissionais”, finaliza.