Pesquisar no site

Hospital Sepaco realiza parto de alto risco de bebês quíntuplos

O Hospital Sepaco realizou, no dia 13/04/15, o parto de alto risco de quíntuplos. As crianças nasceram pouco depois de 10h30 da manhã, em um procedimento cirúrgico que durou cerca de 40 minutos. O primeiro bebê a nascer foi o menino com 1,185 kg, em seguida foram as quatro meninas com 905 kg, 930 kg, 595 kg e 715 kg, respectivamente. A diferença entre o nascimento da primeira e da última criança foi de menos de três minutos.
O parto foi conduzido pelo Dr. Raimundo Nunes e os profissionais que participaram optaram por fazer uma abordagem específica em virtude do número de bebês. “Tínhamos a necessidade de retirar as crianças no menor tempo possível”, destaca o Dr. Nunes que, junto com o Dr. Carlos Antonio DelRoy, coordena a equipe de obstetrícia do hospital.
Nunes afirma ainda que o parto precisou ser antecipado em virtude da insuficiência placentária de um dos fetos. Um exame de ultrassom feito na sexta-feira (10) indicou que uma das meninas estava sofrendo do que os médicos chamam de centralização. “A quantidade de sangue não estava sendo mais satisfatória para um dos bebês, o que é considerado um quadro crítico”, explica.
O parto mobilizou 31 pessoas, sendo 3 obstetras, 2 anestesistas, 1 instrumentadora, 7 pediatras, 3 fisioterapeutas, 5 enfermeiras, 4 tecnicos de enfermagem, o chefe da UTI pediátrica e o superintendente médico-hospitalar do Sepaco, em uma sala de cerca de 60 metros quadrados, preparada para cirurgias de alta complexidade.  À disposição também estavam a gerente de enfermagem, engenheiro clínico e 2 técnicos de manutenção, além da estrutura técnico-operacional.
À disposição também estavam a gerente de enfermagem, engenheiro clínico e 2 técnicos de manutenção, além da estrutura técnico-operacional. “Este local originalmente é usado para cirurgias cardíacas, mas fizemos uma adaptação para este procedimento em virtude da necessidade do caso”, explica Rafael Parri, superintendente geral do Sepaco.
O executivo ainda destaca que foram feitos treinamentos com os envolvidos, coordenados pela superintendente operacional do hospital, Dra. Luci Usberco. “Este processo foi relevante para transmitir à equipe segurança e designação de funções, permitindo que cada integrante conhecesse seu papel. Tudo isto foi feito para garantir o sucesso da operação e a segurança da mamãe e dos bebês”, avalia Parri.

Segundo o superintendente médico do hospital, Dr. Linus Pauling Fascina, a criança menor foi quem provocou a decisão da intervenção cirúrgica. “Quando percebemos que a placenta da mãe já não estava mais mandando adequadamente sangue para o menor bebê, tomamos a decisão em conjunto com a família de realizar o parto. O importante foi a retirada rápida dos bebês”, declara.
De acordo com o coordenador da equipe médica da UTI Neopediátrica, Dr. Lúcio Flávio Lima, os bebês foram levados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e terão alta quando alcançarem cerca de 1,8 kg. “Após o nascimento, eles perderam um pouco de peso, situação comum logo após o parto, mas começaram a se recuperar logo em seguida. A expectativa é que devem ganhar de 10g a 20g por dia. A previsão é continuarem internados por um período de dois a três meses ainda”, explica.
Após o parto, a mãe também foi encaminhada para a UTI Adulto para se reestabelecer de uma leve anemia. Estável e bem consciente, ela teve alta 10 dias após o parto.
Muitos cuidados
Durante a internação na UTI Neonatal do Hospital Sepaco, os bebês estão sendo assistidos por uma equipe multidisciplinar, recebendo atenção específica para que se desenvolvam. “Eles evoluíram muito bem e respiram sem a ajuda de aparelhos. A fase é de muitos cuidados”, declara a Dra. Luci Usberco, superintendente operacional do hospital.
Segundo ela, a mãe já deve ter o colostro (primeiro leite produzido pela mãe no pós-parto) coletado e distribuído entre os cinco bebês. “Esse leite tem nutrientes importantíssimos para as crianças. Nos demais dias, faremos a coleta do leite materno, que será distribuído um pouco para cada um dos quíntuplos. Os bebês também receberão uma fórmula específica para prematuros como complemento alimentar”, finaliza.