Pesquisar no site

Enfermagem do Sepaco promove 1º Seminário de Ética

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Sepaco realizou no dia 21 de agosto o 1º Seminário de Ética de Enfermagem, tendo como tema central “A importância da construção da cidadania para um mundo melhor”.
O evento trouxe profissionais ligados à área de saúde e do direito para debater questões de extrema importância para a equipe de enfermagem da instituição, como: assédio moral, bioética, aspectos legais sobre a segurança do paciente no ambiente hospitalar, manuseio do prontuário, entre outros assuntos.
Para a enfermeira líder do Hospital Sepaco, Deise Aparecida de Oliveira Schimidt, a iniciativa foi muito bem recebida pelos participantes. Ela afirma que teve a sensação de que todos saíram com a impressão de que podem melhorar. “Vou ficar mais atenta em relação às colocações e  reavaliar considerações do dia a dia”, diz.
Já a enfermeira líder do Pronto Atendimento, Edilma Pereira dos Santos Oliveira, declara que pretende multiplicar os conhecimentos adquiridos. “Seria ótimo que todos da enfermagem participassem. Vamos tentar desenvolver no grupo esse pensamento crítico e vou tentar repassar o que vimos como forma de orientação e de acordo com as situações que forem aparecendo”, explica entusiasmada.
Tadeu Anastácio de Faria, enfermeiro e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem, complementa: “É preciso fortalecer esta profissão tão digna e honrada. Afinal de contas, enfermagem é mais do que uma ciência, é uma arte”.