Pesquisar no site

Sepaco apoia Novembro Roxo


O Sepaco apoia o Novembro Roxo, mês escolhido para conscientizar a população sobre a prematuridade. No mundo, todos os anos nascem cerca de 15 milhões de bebês prematuros, o equivalente a mais de um bebê em cada dez. No Brasil, 11,5% dos partos são de prematuros, acima de vários outros países europeus.
Por ser um assunto muito importante para a sociedade, no último dia 17 de novembro, quando se comemora o Dia Mundial da Prematuridade, o Sepaco lançou uma campanha de conscientização sobre a importância da prematuridade e vestiu todos os bebês que estavam na UTI Neonatal da instituição com roupas de super-heróis.
Segundo a Dra. Renata Castro, neonatologista da UTI Neonatal do Sepaco, existem inúmeros fatores que podem ocasionar um parto prematuro, tais como gravidez na adolescência, fumo, ingestão de bebidas alcoólicas, infecções, ausência de pré-natal, hipertensão e diabetes materna. “Mas, na grande maioria das vezes, se a gestante realizar um pré-natal muito bem feito, tiver acompanhamento especializado, passar por todas as consultas, realizar todos os exames solicitados, essa incidência de prematuridade pode diminuir significativamente”, destaca.
A médica explica que uma gravidez completa dura entre 37 e 42 semanas e a “prematuridade” ocorre sempre que o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação e é considerado prematuro extremo se nascer antes de 29 semanas.
Em todos os casos de prematuridade, o bebê precisa de cuidados especiais, com uma UTI de alta complexidade, monitorização, equipe multidisciplinar, com especialidades médicas associadas como cardiologia e neurologia entre outros. “Todas essas ações irão garantir o acompanhamento e atendimento especializado de excelência necessário para que o prematuro não tenha sequelas ou, caso tenha complicações, que sejam minimizadas rapidamente para possibilitar uma maior qualidade de vida ao bebê”, finaliza a especialista.

Postado em Notícias