Pesquisar no site

Sepaco apoia o Agosto Dourado

Recentemente o Congresso Nacional Brasileiro instituiu no calendário, por meio da lei número 13.435, o mês do Aleitamento Materno: Agosto Dourado, para conscientizar a população, e principalmente os pais, da importância da amamentação, garantindo às mães apoio e incentivo ao ato de amamentar.
O Dr. Lúcio Flavio Peixoto de Lima, coordenador médico da Neonatologia do Hospital Sepaco, explica que o leite materno é o primeiro direito da criança após o nascimento, sendo recomendado como fonte exclusiva de alimento até os seis primeiros meses de vida, e indicado aos bebês como parte da alimentação até os dois anos de idade.
“É importante conscientizar os pais que este alimento pode fazer a diferença na saúde de seus filhos. Isso porque tem um papel significativo na imunidade dos bebês, já que contém células de defesa e fatores que protegem o organismo dos recém-nascidos”.
Outro fator importante no ato de amamentar está no tempo em que mãe e filho iniciam momentos de intimidade e construção de elos que continuam a vida toda. Nesta relação se estabelece a percepção mútua e cria-se um suporte para uma conexão emocional sadia e aberta. A presença do pai é fundamental nesta fase para fortalecer a ligação afetiva da família.
Os benefícios do leite materno são inúmeros, é rico em nutrientes, protege o sistema imunológico dos pequenos, previne de enfermidades como obesidade, doenças respiratórias, diabetes e até câncer. Também proporciona um crescimento forte e saudável, além de ser um ato de humanização, dedicação e proximidade entre mãe e filho.
A mãe também é beneficiada pelo aleitamento materno, pois os laços afetivos com a criança são consolidados neste processo. “Além disso, tal ato possibilita a recuperação pós-parto de forma mais rápida e ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal, colaborando para que o sangramento e o risco de hemorragia ou anemia diminuam”, destaca.
Confira o depoimento da Tereza sobre a importância do aleitamento:

Postado em Notícias