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Hábitos saudáveis na gestação

Publicado em setembro de 2018

Fracione a alimentação: realize, no mínimo, 3 refeições diariamente: café da manhã, almoço e jantar. O mais indicado é criar uma rotina alimentar com horários fixos e com intervalos fixos de 3 horas. Assim, você não fica muito tempo sem se alimentar e evita problemas como náuseas, enjoos, vômitos, fraqueza e desmaios. Alimentar-se a cada 3 horas também evita que a refeição seguinte seja em grande quantidade devido à fome excessiva, o que pode causar desconforto abdominal.

Faça a mastigação de forma lenta e bilateral. Esta prática contribui para uma melhor digestão e absorção dos nutrientes, além de ajudar a diminuir os enjoos;

Consuma vegetais: pelo menos três frutas ao longo do dia, além de legumes e verduras no almoço e no jantar. O consumo diário e variado destes alimentos garante a ingestão de diferentes vitaminas, minerais e fibras que são essenciais para a formação saudável do bebê;

Prefira carboidratos na forma mais natural como batata, mandioca, milho, arroz integral e pão integral. Eles são responsáveis por dar energia ao corpo e, se consumidos naturais ou integrais, são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, previnem a constipação intestinal, ajudam a manter um peso saudável e diminuem os riscos de desenvolvimento de diabetes gestacional;

Consuma diariamente alimentos como feijões, grão de bico, lentilha e ervilha pois são ricos em ferro, nutriente que ajuda a prevenir anemia. Para melhorar a absorção do ferro, consuma junto alimentos ricos em vitamina C como: acerola, laranja, limão, goiaba, caju e outros.

Carnes de todos os tipos e ovos são alimentos ricos em proteínas de boa qualidade e ferro, nutrientes importantes para o desenvolvimento fetal. Prefira carnes magras, sempre retire a gordura aparente e a pele, evite frituras e não consuma carnes mal passadas, pois podem estar contaminadas e transmitir doenças, como verminoses. Caso você não consuma alimentos de origem animal, procure um nutricionista;

Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias e evite ingerir líquidos durante as refeições, assim a digestão é mais rápida, fácil e a azia é evitada.