Pesquisar no site

Cuidados com a prática de atividade física no verão

Precisamos manter nosso corpo sempre em movimento para termos uma vida saudável, mas é justamente na estação mais quente do ano que as pessoas procuram se exercitar mais. Isso requer alguns cuidados básicos tanto na escolha do exercício quanto na alimentação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é dedicar pelo menos 30 minutos do dia à prática de algum exercício.

A recomendação de Samantha Martin Negrini, do Núcleo de Promoção à Saúde do Sepaco, é consultar primeiramente um médico para avaliar seu estado de saúde e saber quais atividades são indicadas para você.  Desta forma, pode haver menos riscos de causar algum dano ou lesão ao organismo e ter benefícios à saúde. Samantha ressalta que, nunca é tarde para começar, mas se estiver sedentário há muito tempo, comece devagar, de maneira gradativa, regularmente e mantendo acompanhamento de um profissional de educação física.

Ao definir qual será a atividade física, considere seus limites e motivações, procure praticá-la em áreas abertas e ventiladas, utilize roupas leves, claras e soltas, calce tênis confortável para não lesionar as articulações, mantenha uma alimentação balanceada com verduras, hortaliças, legumes, peixes e frutas da época.

Quando for se exercitar ao ar livre, utilize filtro solar e realize a atividade nos horários em que o sol estiver menos intenso. É imprescindível beber água antes, durante e depois do exercício para repor os líquidos e sais minerais perdidos com a transpiração e assim garantir a hidratação do corpo.

Os cuidados com a prática da atividade física também influenciam na promoção do autocuidado, da percepção de si mesmo, das condições de saúde e da saúde mental com a estimulação da interação social. Tudo isto resulta em benefícios que impactam positivamente no estilo de vida como redução da ansiedade e do estresse do praticante.