Pesquisar no site

Você tem se permitido ser feliz?

feliz_baixaMas, afinal, o que vem a ser a tal felicidade que todos buscam e, muitas vezes, parece difícil ser alcançada? A psicóloga da Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão, Isabel Fialho, explica um pouco mais sobre o seu conceito e seus benefícios à saúde.
Segundo Fialho, a felicidade trata-se de um estado de espírito, que depende das escolhas que fazemos diante da vida e o quanto estamos dispostos a nos permitir embarcar neste universo. Ao olhar de forma negativa para sua vida, não buscar novidades e promover mudanças nas situações mais tristes vivenciadas, você pode criar um bloqueio que o impeça de desfrutar de uma vida mais plena e alegre.
Como transformar este cenário? Esta é grande questão. Felicidade não é sinônimo de uma vida sem problemas e sem dificuldades, ela está relacionada em poder lidar de forma saudável e madura com os obstáculos que surgem, ou seja, ser resiliente. “Conquistar a felicidade depende da maneira de trabalhar com as circunstancias da vida, valorizar as coisas simples que ocorrem no dia a dia e que fazem toda a diferença. Um exemplo disso está em abraçar as pessoas amadas, brincar com um bichinho de estimação, corresponder ao sorriso de uma criança. Enfim, ser grato pela vida e pelas oportunidades”, avalia a psicóloga.
Além disso, já existem estudos que comprovam que a felicidade fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, doenças emocionais – ansiedade, depressão, estresse -, doenças psicossomáticas como a gastrite nervosa, a síndrome do intestino irritável, além de melhorar as relações pessoais, profissionais e, consequentemente, a qualidade de vida.
“Isso ocorre porque quando estamos felizes, o corpo libera a endorfina e serotonina, hormônios do prazer que causam a sensação de bem estar”. A serotonina atua diretamente no sistema nervoso central, fazendo a regulação do sono, do apetite e da temperatura corporal. Já a endorfina trabalha como um analgésico corporal, reduzindo as chances de ser ter estresse e aliviando as tensões.
Para finalizar, Isabel deixa a dica: “não espere pelo amanhã para ser feliz. Dê essa oportunidade para você hoje”.