Pesquisar no site

Viroses: perigo iminente durante o verão

Durante o verão, a estação mais quente do ano, o surgimento de viroses é um risco constante, já que as pessoas se desligam das preocupações para curtir a praia, piscina, sol e acabam mantendo hábitos não muito saudáveis, inclusive uma alimentação desequilibrada. Esses fatores podem agredir o organismo e causar prejuízos à saúde.
Quando o vírus encontra um organismo debilitado, pode demorar alguns dias até que se manifeste e pode evoluir para doenças mais graves, se não for tratado. A principal infecção neste período é a gastroenterite, que afeta também a parte intestinal e causa mal estar, além de febre, dor abdominal, vômitos e diarreia.
Segundo Regina Su, supervisora de nutrição do Hospital Sepaco, existem diversos tipos de viroses, por isso é preciso ter atenção especial ao tipo de alimento ingerido e manter o corpo sempre hidratado. Normalmente, as crianças de 2 anos e 3 anos são mais acometidas por terem seu sistema imunológico ainda em desenvolvimento, por ficarem mais expostas ao sol e com uma alimentação incorreta – salgadinhos e refrigerantes entram no lugar de frutas e sucos naturais. A especialista destaca que esses fatores podem levar à insolação, queimaduras solares e viroses, ocasionando possíveis quadros de conjuntivite, gripes, amigdalites e problemas respiratórios.
A dica da Regina, para manter uma boa saúde é tomar constantemente sucos e água para hidratar o corpo, não comer alimentos sem procedência conhecida, como os encontrados na rua, sem a higienização e preparação corretas, evitar locais de muita aglomeração e pessoas doentes, além de manter as mãos sempre limpas, pois elas são a porta de entrada de vírus e bactérias.