Pesquisar no site

Nutricionista do Sepaco é destaque na Revista Pense Leve

A nutricionista da medicina preventiva do Sepaco Autogestão, Eliane de Andrade Dias, foi destaque da edição de abril de 2014 da revista Pense Leve. A especialista falou sobre alguns alimentos campeões em substâncias capazes de prevenir desde gripes e resfriados a cânceres e problemas no coração, entre outros males. Eles são chamados de superalimentos e oferecem vários benefícios ao corpo em relação a outras iguarias. Confira:
Goji berry: a fruta garante a ingestão de proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. Eliane afirmou que é preciso destacar o betacaroteno (uma das formas de se obter a vitamina A), pois o goji tem mais dessa substância que a cenoura. A fruta também ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, a pressão sanguínea, proteger o coração, entre outros.
Yacón: ajuda a estimular o crescimento das bactérias intestinais benéficas, melhorando a função intestinal e o metabolismo. Eliane esclarece que o alimento ainda traz doses de potássio, um mineral que auxilia no controle da pressão arterial.
Maca peruana: consumida como farinha, geralmente em suplementos alimentares: uma colher (sopa) por dia, adicionada a sucos, vitaminas, água, leite ou polvilhada nas refeições garante boas porcentagens de proteínas, fibras e cálcio. Entre os benefícios estão o aumento do rendimento físico e mental, proporciona mais energia e disposição.
Chia: rica em fibras, promove a saciedade, melhora o funcionamento intestinal e contribui para o controle do diabetes. A presença de ômega 3 combate a inflamação do organismo, melhora a memória e reduz a ansiedade e a depressão. “Ela possui compostos bioativos com forte ação antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce e resultam no desenvolvimento de doenças”, diz Eliane.
Açaí: previne o envelhecimento das células e dos órgãos, diminui o risco de doenças cardiovasculares, de câncer e melhora o perfil imunológico. “Ele possui 33 vezes mais antocianinas do que a uva”, afirma Eliane.
Quinua: previne infecções por baixa imunidade, desnutrição crônica,  osteoporose e regula o intestino.  “Os grãos devem ser lavados antes de serem consumidos para a retirada das saponinas, que ficam na camada externa da semente”, alerta Eliane.
Romã: combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce e o câncer, reduz o risco de doenças cardíacas, entre outros. “Tanto a polpa quanto a semente são ricas em antioxidantes. Mas a casca é a parte que apresenta maiores quantidades dessas substâncias”, conta Eliane.