Pesquisar no site

Médica do Hospital Sepaco participa de programa na TV Gazeta

KeylaFacchinGuedes_TVGazetaNo último dia 30, a dra. Keyla Facchin Guedes, coordenadora do Pronto Atendimento do Hospital Sepaco, participou ao vivo do programa Revista da Cidade, transmitido pela TV Gazeta, para explicar os cuidados com diversas plantas venenosas, facilmente encontradas em casa, parques, jardins, entre outros.
Em um bate papo descontraído com a apresentadora Regiane Tápias e a bióloga, Rosangela Simão Bianchini, a médica explicou a importância de não utilizar nenhuma receita caseira no caso de contato com alguma planta venenosa. “É fundamental apenas lavar muito bem com água corrente e buscar ajuda médica imediatamente. Se possível, levar a planta para que o médico possa identificá-la”.
Normalmente, as principais plantas venenosas são as que soltam óleos essenciais e as que soltam látex. Segundo a dra. Keyla, os contatos de pele são menos perigosos e a pessoa deve lavar imediatamente com água corrente e nunca utilizar soluções caseiras que podem agravar o problema.
Já a contaminação por ingestão é muito mais grave, pois ao engolir a planta ela desce machucando esôfago e estômago. Por isso a médica alerta: nunca se deve provocar o vômito para expelir, pois irá machucar a mucosa duas vezes, ao entrar e ao sair do organismo. “Buscar ajuda médica é fundamental, já que o profissional da saúde pode usar de outras maneiras para diminuir a absorção e a lesão causada”.
Para finalizar, a dra. Keyla ressalta que a planta mais perigosa é a que está em sua casa e perto de você. “É importante que os pais prestem atenção em seus filhos, principalmente, até os seis anos porque é a fase que colocam tudo na boca e o perigo torna-se constante”.
Confira a entrevista completa abaixo: