Pesquisar no site

Leite materno: o melhor alimento para os recém-nascidos

O leite materno é um alimento completo com proteínas, sais minerais, vitaminas, gordura. Além de não ter custo, é fácil de digerir, fortalece o sistema imunológico e previne diversas doenças, principalmente as respiratórias e gastrointestinais.

O ato de amamentar transmite amor e carinho, fortalece os laços e o vínculo entre mãe e filho, evita sangramento materno excessivo, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal e favorece a perda de peso.

Amamente quando e quantas vezes e por quanto tempo o bebê quiser. O leite materno é adequado para o bebê e ele não vai necessitar de outro alimento até os 6 meses de idade. Após essa idade, o ato de amamentar deve ser mantido e acompanhado com outros alimentos.

Mitos e verdades da amamentação
Não existe leite fraco! Desde o início da amamentação, a mãe produz um leite adequado às necessidades e à idade do bebê;

Alimentação saudável e variada, com refeições fracionadas de três em três horas, e uma boa ingestão de água ajudam na produção de leite rico em nutrientes;

Alimentos como canjica e cerveja preta não aumentam a produção de leite;

Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe irá produzir;

Evite bebidas alcoólicas e cigarros: eles mudam o cheiro e o sabor do leite, prejudicam a produção de leite, o ganho de peso e o desenvolvimento bebê.

Forma correta de amamentar
A mãe deve estar confortável, e poderá apoiar os pés, os braços e as costas se precisar. O uso de travesseiros também costuma ajudar;

O bebê deve estar de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe e deve abocanhar uma grande parte da aréola (região mais escura da mama em volta do mamilo). Desta forma, é mais fácil extrair o leite de dentro do peito para a boca.

Como evitar rachaduras?
Não use cremes, sabonetes ou loções na região da aréola pois eles tiram a proteção natural da pele;
Evite esfregar ou massagear os mamilos;
Passe o próprio leite na aréola depois da mamada para limpar e proteger.

A amamentação é gratificante e muito saudável, tanto para o bebê quanto para as mulheres! Pratique e incentive este ato!