Pesquisar no site

O que é Colelitíase (Pedra na Vesícula)?

Litiase biliar ou pedra na vesícula é uma doença comum de trato digestivo, e deve-se a um desequilíbrio no metabolismo de sais biliares e colesterol na vesicular biliar, que ocorre atualmente devido à alta incidência de obesidade, hábitos alimentares atuais com ingestão de alimentos gordurosos com frequência ou é simplesmente determinada pela genética.
É de tratamento cirúrgico para evitar complicações que podem levar à mortalidade, tais como a pancreatite aguda e coledocolitíase, que ocorre quando o cálculo migra de dentro da vesícula biliar e causa obstrução do caminho da bile (colédoco) produzida no fígado, levando a pessoa a ficar com olhos e pele amarelados, urina escurecida e fezes esbranquiçadas.
A vesícula com cálculos também pode ter inflamação sem dar indícios, devido a obstrução da saída por cálculo, o que dificulta a cirurgia por alterações anatômicas, levando a um risco cirúrgico e clínico maior do que quando se opera sem a presença de inflamações.
A cirurgia é feita por videolaparoscopia, com anestesia geral, habitualmente com recuperação rápida e baixos riscos quando comparado aos riscos das possíveis complicações.
Portanto, se sentir indigestão após consumir alimentos gordurosos ou dores do lado direito do abdome, acima da cicatriz umbilical, procure um gastroenterologista para fazer diagnóstico e dar início ao tratamento.
 
Fonte: Dra. Maria de Fátima Santos – Coordenadora da equipe da Cirurgia Geral.
CRM 73.145
 

Postado em Notícias | Tags: