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março de 2019

As doenças cardiovasculares são males que comprometem o coração e os vasos sanguíneos, afetando o sistema circulatório. Elas são a principal causa de morte do mundo e as principais são:

– Infarto Agudo do Miocárdio (IAM);

– Arteriosclerose: acúmulo de gordura nas paredes dos vasos dificultando o fluxo sanguíneo e aumentando esforço cardíaco;

– Acidente Vascular Cerebral (AVC): conhecido popularmente como derrame, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro decorrente de uma obstrução ou rompimento de uma artéria;

– Insuficiência Cardíaca: doença em que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o corpo, comprometendo as funções e necessidades do organismo (Sociedade Brasileira de Cardiologia);

– Arritmias Cardíacas: alterações na frequência e no ritmo cardíaco;

– Doença Isquêmica: é a diminuição de nutrientes e de oxigênio para os músculos cardíacos, devido a obstrução por placas de gordura, comprometendo a circulação sanguínea.

Os principais sintomas apresentados nos casos de Doenças Cardiovasculares são formigamento no braço esquerdo, falta de ar, dor e queimação no peito, dor de cabeça, tontura, fraqueza.

É importante ficar atento a todos os sintomas. Procure seu médico para acompanhamento e realização de exames periódicos.

Fatores de Risco
Diversos fatores estão diretamente relacionados às Doenças Cardiovasculares. Os principais deles são fumo, hipertensão arterial ou pressão alta, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, estresse, alto consumo de óleos e gorduras, diabetes melitus, dislipidemia (alterações do colesterol total, LDL, HDL e triglicérides), sedentarismo.

Como manter o coração saudável

Seja ativo: além de melhorar a qualidade de vida, a atividade física ajuda a prevenir diversas doenças, inclusive as cardiovasculares;
Controle seu colesterol: evite o consumo de alimentos gordurosos! Uma boa alimentação junto a atividade física regular ajuda a controlar os níveis e colesterol;

Alimente-se bem: a alimentação saudável é o combustível que o nosso corpo precisa para produzir energia e prevenir doenças. Inclua fibras, verduras, legumes e frutas diariamente na sua alimentação;

Controle seu peso: pessoas acima do peso e com quantidade elevada de gordura acumulada, especialmente no abdômen, possuem maior risco de desenvolver hipertensão e níveis de colesterol elevado. Adote hábitos saudáveis e mantenha seu peso controlado;

Controle sua pressão: retire o saleiro da mesa e reduza o consumo de sal. A hipertensão arterial é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares;

Abandone o cigarro: fumar danifica o sistema circulatório e contribui para o endurecimento das artérias e a formação de coágulos;

Reduza o stress: níveis excessivos de estresse podem alterar o funcionamento cardíaco. O exercício físico e a meditação são boas maneiras de controlar seu stress.

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fevereiro de 2019

O leite materno é um alimento completo com proteínas, sais minerais, vitaminas, gordura. Além de não ter custo, é fácil de digerir, fortalece o sistema imunológico e previne diversas doenças, principalmente as respiratórias e gastrointestinais.

O ato de amamentar transmite amor e carinho, fortalece os laços e o vínculo entre mãe e filho, evita sangramento materno excessivo, ajuda o útero a voltar ao tamanho normal e favorece a perda de peso.

Amamente quando e quantas vezes e por quanto tempo o bebê quiser. O leite materno é adequado para o bebê e ele não vai necessitar de outro alimento até os 6 meses de idade. Após essa idade, o ato de amamentar deve ser mantido e acompanhado com outros alimentos.

janeiro de 2019

O ganho de peso gestacional é um importante dado que mostra como está a saúde da gestante. Para começar, calcule o seu Índice de Massa Corporal seguindo a fórmula abaixo:

dezembro de 2018

A necessidade energética durante a amamentação é muito superior a da gestação e, por causa disto, amamentar ajuda a perder peso. É preciso ter cautela pois este não é um momento de dietas e/ou de restrições alimentares. Mantenha a alimentação saudável realizada durante a gestação, com o fracionamento de 3 em 3 horas, consuma alimentos variados, com preferência aos alimentos naturais e ingira uma boa quantidade de água.

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novembro de 2018

Durante a gestação, é preciso evitar uma série de alimentos. Confira abaixo quais deles você não deve ingerir:

Alimentos industrializados, gordurosos e condimentados devem ser evitados. Eles estão associados a um maior risco de desenvolvimento de hipertensão arterial, obesidade e doenças do coração, além de possuir uma grande quantidade de gordura, o que pode provocar enjoos, náuseas e vômitos. O excesso de sódio também pode alterar a pressão;

Alimentos açucarados, refrigerantes, sucos industrializados, doces, biscoitos recheados, sobremesas, balas e outras guloseimas também devem ser evitados. Eles podem levar a um ganho excessivo de peso, diabetes gestacional e crescimento inadequado do feto;

A cafeína deve ser evitada, pois inibe a absorção de nutrientes importantes além de afetar a frequência cardíaca, a respiração fetal e impedir o ganho de peso adequado do bebê. Ela está comumente presente no café, chá mate, chá preto e refrigerantes a base de cola;

Peixes ricos em mercúrio não devem ser ingeridos durante o período de gestação e amamentação pois prejudicam o sistema nervoso e o desenvolvimento cerebral do bebê. Desta forma, evite o consumo de cação, espada e cavala.

Bebidas alcoólicas e cigarro não devem ser consumidos, pois podem gerar alterações no sistema cognitivo comportamental do bebê, acarretando problemas de memória, atenção e aprendizagem, além de atraso no crescimento fetal, distúrbios respiratórios, problemas de desenvolvimento que provocam baixo peso, risco de aborto e parto prematuro. Estas substâncias também trazem inúmeros prejuízos para a saúde da gestante.

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outubro de 2018

A suplementação de ácido fólico é muito importante, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Ele diminui os riscos de má formação do tubo neural e previne a anemia. O ferro também deve ser suplementado até o 3º mês após o parto, pois previne anemia por deficiência de ferro, uma vez que nessa fase a necessidade deste nutriente é maior.

setembro de 2018

Fracione a alimentação: realize, no mínimo, 3 refeições diariamente: café da manhã, almoço e jantar. O mais indicado é criar uma rotina alimentar com horários fixos e com intervalos fixos de 3 horas. Assim, você não fica muito tempo sem se alimentar e evita problemas como náuseas, enjoos, vômitos, fraqueza e desmaios. Alimentar-se a cada 3 horas também evita que a refeição seguinte seja em grande quantidade devido à fome excessiva, o que pode causar desconforto abdominal.

Faça a mastigação de forma lenta e bilateral. Esta prática contribui para uma melhor digestão e absorção dos nutrientes, além de ajudar a diminuir os enjoos;

Consuma vegetais: pelo menos três frutas ao longo do dia, além de legumes e verduras no almoço e no jantar. O consumo diário e variado destes alimentos garante a ingestão de diferentes vitaminas, minerais e fibras que são essenciais para a formação saudável do bebê;

Prefira carboidratos na forma mais natural como batata, mandioca, milho, arroz integral e pão integral. Eles são responsáveis por dar energia ao corpo e, se consumidos naturais ou integrais, são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino, previnem a constipação intestinal, ajudam a manter um peso saudável e diminuem os riscos de desenvolvimento de diabetes gestacional;

Consuma diariamente alimentos como feijões, grão de bico, lentilha e ervilha pois são ricos em ferro, nutriente que ajuda a prevenir anemia. Para melhorar a absorção do ferro, consuma junto alimentos ricos em vitamina C como: acerola, laranja, limão, goiaba, caju e outros.

Carnes de todos os tipos e ovos são alimentos ricos em proteínas de boa qualidade e ferro, nutrientes importantes para o desenvolvimento fetal. Prefira carnes magras, sempre retire a gordura aparente e a pele, evite frituras e não consuma carnes mal passadas, pois podem estar contaminadas e transmitir doenças, como verminoses. Caso você não consuma alimentos de origem animal, procure um nutricionista;

Beba pelo menos 2 litros de água todos os dias e evite ingerir líquidos durante as refeições, assim a digestão é mais rápida, fácil e a azia é evitada.

agosto de 2018

A alimentação saudável é importante em todas as etapas da vida. Mas, durante a gestação as necessidades nutricionais são especiais pois a gestante precisa de mais energia, vitaminas e minerais. Nesta fase não é necessário comer por dois, e sim ter uma alimentação variada e equilibrada, garantindo a ingestão de todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do bebê e estimulando o aleitamento materno. Fazer uma alimentação saudável também ajuda a prevenir sintomas comuns durante a gestação, como constipação intestinal, fraqueza, enjoos e vômitos.

A gestação não é um período para emagrecer, portanto não faça nenhum tipo de dieta ou regime. O ganho de peso deve ser controlado, pois o ganho adequado sem excessos garante uma gestação mais saudável para a mãe e o bebê. O ganho de peso é individual e muda de acordo com o peso antes de engravidar.

A alimentação saudável associada à prática regular de atividade física leve e prazerosa ajuda no controle de peso e traz muitos benefícios a gestante e ao bebê. Antes de iniciar os exercícios físicos, consulte seu médico e somente faça atividades orientadas por um profissional.

julho de 2018

Analgesia: acontece sempre que há utilização de medicação durante o parto para diminuição da dor, proporciona conforto e segurança da gestante e do bebê.

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junho de 2018

Exercícios com a bola suíça e “cavalinho”: essas técnicas aumentam a sensação de controle da dor. Elas também diminuem a sensação dolorosa da contração, ajudam na descida e rotação fetal e promovem o relaxamento e o conforto para a gestante.

Banho: promove relaxamento muscular sem comprome-ter o trabalho de parto e tor-na as contrações menos do-lorosas.

Massagem realizada pelo acompanhante: reduz significativamente a dor, o “stress” e a ansiedade durante o trabalho de parto, bem como melhora o humor.

Deambulação: a mudança de posição a cada 30 minutos (sentar, caminhar, ajoelhar, ficar em pé, deitar, ficar de quatro, etc.), ajuda a aliviar a dor. Na posição ereta, as contrações serão mais fortes, regulares e frequentes pois a gravidade alinha o feto com o ângulo pélvico.

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