Pesquisar no site

Categoria: Empresas Associadas | Comunicados e Notícias

O Hospital Sepaco apoia o Novembro Azul, campanha iniciada na Austrália, em 2003, que se tornou símbolo da luta contra algumas doenças masculinas, principalmente o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é que, em 2017, existam cerca de 61.200 novos casos de câncer de próstata diagnosticados no País. Dados da American Cancer Society revelou que, cerca de 1 em cada 7 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos por câncer e a mais comum entre os homens em todo o mundo, depois do câncer de pulmão. De acordo com o Dr. Eduardo Muracca Yoshinaga, urologista do Hospital Sepaco, “o objetivo dessa campanha é estimular e promover uma conscientização, não somente nos homens, mas de toda sociedade sobre essa doença, e promover a saúde do homem como um todo”.

Um levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem (CRSH), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aponta que 70% dos homens somente vão ao médico quando acompanhados por esposa ou filha. Muitas vezes o retardo na procura da ajuda médica leva a um estágio avançado da doença. “O preconceito diminuiu bastante ao longo dos anos, mas ainda hoje há homens que deixam de ir ao urologista por timidez ou tabus relacionados ao exame da próstata, isso é algo que não podemos aceitar”.

Doenças como o câncer de próstata não costumam apresentar sintomas em fase inicial e somente são detectadas com exames específicos, que dependem da consulta com um urologista. Caso não haja um diagnóstico precoce, são possíveis complicações mais graves como dores ósseas ou obstruções urinárias. “O diagnóstico precoce permite um tratamento com menor custo, maior taxa de cura e menor índice de complicações. Por isso é essencial cuidar da saúde e fazer exames preventivos”, conclui o especialista.

Mogi das Cruzes contará com um novo espaço ambulatorial e com Pronto Atendimento do Sepaco. A mudança será para um prédio maior localizado na Rua Dr. Osmar Marinho Couto, 78, Alto do Ipiranga.

A nova Unidade do Sepaco começa a funcionar a partir do dia 1º de fevereiro e terá todos os serviços atuais com atendimento com horário expandido, de 2ª a 6ª feira das 7h às 19h e aos sábados das 8h às 12h, além da realização de exames e pequenos procedimentos.

Ao longo do primeiro semestre, serão implementados novos serviços, entre eles consultas com “Médico de Família”, instalação de modernos equipamentos de Raio-X, Cardiotocografia e Ultrassonografia (simples, doppler e morfológico).

Também no primeiro semestre entrará em atividade o Pronto Atendimento com funcionamento 24 horas nos 7 dias da semana para a especialidade de Clínico Geral. As especialidades de Pediatria, Ortopedia/Traumatologia, Ginecologia/Obstetrícia, análises clínicas e raio-x de urgência atenderão todos os dias, das 7h às 19h.

Segundo Rafael Parri, CEO do Sepaco, esta ampliação faz parte dos investimentos da instituição na região do Alto do Tietê, que visa garantir a qualidade nos serviços e ampliação do atendimento de seus pacientes e familiares. “A experiência com nosso Hospital em São Paulo possibilitará a implantação gradativa de outros serviços para melhor servir à população da região”.

De 25 a 31 de janeiro, o atendimento na Unidade atual, localizada na Rua Francisco Franco, 318, será interrompido para a realização da mudança. O funcionamento voltará ao normal a partir de 1º de fevereiro no novo espaço: Rua Dr. Osmar Marinho Couto, 78, Alto do Ipiranga, Mogi das Cruzes.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga com peso aproximado de 20g (mais ou menos o tamanho de uma castanha). Sua função é a produção de parte do sêmen, (líquido espesso que contém os espermatozóides), liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1cm) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Sintomas
A doença pode não apresentar sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, presença de sangue na urina ou ao ejacular e, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Prevenção
A idade é um fator de risco para o câncer de próstata, já que a incidência e a mortalidade aumentam após os 50 anos. Quando há casos da doença em pai ou irmão antes dos 60 anos, o risco de desenvolvê-la também é de 3 a 10 vezes em comparação com a população em geral.

Está comprovado também que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, reduz o risco de câncer e de outras doenças não-transmissíveis. Recomenda-se também realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Diagnóstico
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para exames de rotina. Quem tem histórico familiar da doença deve informar durante a consulta.

O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de somente a porção posterior e lateral da próstata poder ser apalpada. É recomendável fazer a análise do nível de PSA, a partir de um exame de sangue, que pode identificar aumento de proteína produzida pela próstata, o que seria indício da doença. Para o diagnóstico preciso, é necessário analisar parte do tecido da glândula com biópsia.

Tratamento
O médico pode indicar cirurgia, radioterapia ou até tratamento hormonal. Para doença com metástase, o tratamento escolhido é a terapia hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Fontes: Fundação do Câncer e Instituto Nacional de Câncer (Inca) / Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores associados a história da saúde da paciente, comportamentais e genéticos/hereditários.

É importante saber que 65-80% das mulheres com a doença não apresentam fatores de risco conhecidos. Assim, todas devem procurar atendimento de saúde para avaliação e rastreamento de rotina.

Diagnóstico e detecção precoce

A avaliação das mamas é feita por meio do autoexame, do exame clínico por um profissional da saúde e por rastreamento com mamografia. Para as pacientes com 40 anos ou mais, recomenda-se passar em consulta médica para avaliação e decisão do início dos exames de rastreamento de câncer de mama.

Como realizar o autoexame?

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

Confira abaixo o passo-a-passo do autoexame:

 

Exames de rotina
Mulheres de 40 a 49 anos: Exame Clínico Anual, se alterado, fazer mamografia
Mulheres de 50 a 69 anos: Exame Clínico Anual e mamografia a cada 2 anos
Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado: Exame Clínico Anual e mamografia anual

Fatores de risco

Transtornos mentais: transtornos do humor (ex.: depressão); transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas (ex.: alcoolismo); transtornos de personalidade (principalmente borderline, narcisista e antissocial); esquizofrenia; transtornos de ansiedade; comorbidade potencializa riscos (ex.: alcoolismo + depressão)

Sociodemográficos: sexo masculino; faixas etárias entre 15 e 35 anos e acima de 75 anos; estratos econômicos extremos; residentes em áreas urbanas; desempregados (principalmente perda recente do emprego); aposentados; isolamento social; solteiros ou separados; migrantes.

Psicológicos: perdas recentes; perdas dos pais na infância; Convívio familiar conturbado; datas importantes; reações de aniversário; personalidade com traços significativos de impulsividade, agressividade, humor instável;

Condições clínicas: doenças orgânicas incapacitantes; dor crônica; lesões desfigurantes; epilepsia; trauma medular; neoplasias malignas; Aids.

Atenção!!! Os principais fatores de risco para o suicídio são: histórico de tentativas de suicídio e transtorno mental.

 

Frases de alerta

Eu preferia estar morto

Eu não posso fazer mais nada

Eu não aguento mais

Eu sou um perdedor e um peso para os outros

Os outros vão ser mais felizes sem mim

 

Sentimentos a observar

Depressão

Desesperança

Desamparo

Desespero

 

Mitos

Se eu falar sobre suicídio, poderei influenciar as pessoas

Ele está ameaçando suicídio apenas para aparecer

Quem quer se matar, se mata mesmo, não avisa

 

Como ajudar?

Uma abordagem calma, aberta, de aceitação e de não julgamento é fundamental para facilitar a comunicação.

Ouça com cordialidade.

Entender os sentimentos da pessoa (empatia).

Ter respeito pelo sofrimento.

Expressar respeito pelas opiniões e pelos valores da pessoa.

Mostrar preocupação e afeto.

O suicídio é um ato de covardia (ou de coragem)

 

A Promoção À Saúde do Sepaco Autogestão promoveu, no dia 06 de outubro, um evento especial com cuidadores e pacientes do Núcleo de Apoio ao Idoso (NAI) com diversas atividades em comemoração ao Dia do Idoso.

A ação foi realizada no auditório do Hospital Sepaco e contou com diversas atividades como reiki, auriculoterapia, massagem, café especial e muito mais!

Confira algumas fotos do evento:

 

Dando sequência ao seu plano de ampliação de leitos, o Hospital Sepaco inaugurou nova ala no 1º andar com mais 10 apartamentos.

Segundo Rafael Parri, Superintendente Geral do Sepaco, precisamos atender a crescente demanda das operadoras e dos associados da indústria papeleira, com serviços de qualidade e atendimento diferenciado para garantir aos pacientes conforto e segurança.

Com esta ampliação, o Sepaco passa a contar com 242 leitos, sendo 82 de UTI (40 para adultos, 25 neonatais e 17 pediátricos).

Novos equipamentos
O Sepaco também está investindo no aprimoramento dos exames diagnósticos com novos equipamentos para trazer mais conforto e agilidade. Foram instalados:

TOMÓGRAFO Siemens Somatom Perspective 128 CANAIS, permitindo exames cardiológicos como angiotomografias arteriais, venosas, coronárias e abdome total. O equipamento possui diâmetro maior e mais agilidade para a realização de procedimentos;

RAIO X Konica Minolta totalmente DIGITAL, proporcionando redução da dosagem de radiação recebida pelo paciente, alta qualidade de imagem, aumento da confiabilidade clínica, tecnologia sem fio e mais rápidas;

MICROSCÓPIO Carl Zeiss modelo OPMI Pentero 800, destinado a cirurgias neonatais e pediátricas. Este equipamento tem iluminação de xenônio de dois canais, permitindo melhor visibilidade em canais profundos e cavidades; imagem nítida e cadeia de vídeo integrada, proporcionando a realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade em estruturas delicadas; e avaliação intra-operatória de permeabilidade dos vasos em procedimentos de anastomose.

Veja imagens dos equipamentos: